top of page

Campo     Mesa

Campo Agricultura Vinho Blog Jardim Mesa Petiscos Fotografia Açores Viseu Viajar Douro Dão Amigos
 FCA
 Jardim &  Campo 
Campo Agricultura Vinho Blog Jardim Mesa Petiscos Fotografia Açores Viseu Viajar Douro Dão Amigos
 Blog 
 da Dita 
Tudo começou no Campo

O Campo e a Mesa é uma simbiose magistral e nós somos dois apaixonados por tudo que é produzido no campo português.

O projecto Quinto Touro é voltar às origens, voltar à simplicidade das coisas boas da vida. Na nossa opinião as incertezas do mundo são superadas com o ar puro, um naco de carne no churrasco ou com um molho Aglio Olio.

O Quinto Touro pretende ser uma embaixada do campo português, da natureza e de uma mesa rural e claro, do pão partido à mão.

FCA Jardim & Campo

FCA Jardim & Campo é uma das partes principais do nosso projeto. Somos uma pequena empresa de gestão agrícola e de jardinagem.  A nossa filosofia é a sustentabilidade.

Respeitamos a natureza e cada um dos seus ciclos, e dentro dessa mentalidade tentamos tirar o máximo de proveito da terra e servir cada necessidade dos nossos clientes.

Para + informações: Aqui

Blog Quinto Touro

Depois do Campo vem a Mesa, comer não é só matar a fome, é uma experiência cultural e artística. O prato típico de cada região é a história do seu povo, as especiarias, a carne, as hortaliças, falam de trabalho, de fome, de criatividade, falam dos descobrimentos portugueses e até relatam fenómenos naturais.

Um dia uma amiga ofereceu-nos o mítico caderno preto da Moleskine e disse:  "vá, agora escrevam sobre comida!" Assim começamos o Blog Quinto Touro sem pretensões.

Pode acompanhar-nos: Aqui.

Porquê quinto Touro?

Esta filosofia  da simplicidade está presente na escolha do nome Quinto Touro.

Na ilha Terceira há a tradição das touradas às cordas. São quatro touros lançados na rua, no final da tourada dá-se aquilo que chamamos o Quinto Touro, que consiste em comer-e-beber-na-casa-dos-amigos-e-desconhecidos: ir pela rua entrar na casa das pessoas (não interessa se não conheces), há sempre uma mesa posta, sem presunção, uma cervejinha, um queijinho e uma morcela com ananás... Não há selecção, não há preconceitos, as casas estão abertas para os amigos, para os amigos dos amigos. E os donos das casas fazem questão que tu comas, que tu disfrutes e nunca ficas de copo vazio. 

O Quinto Touro é um lugar de convívio, de amizade, onde se dança ao som de uma filarmónica, lugar de comida simples e popular, de cerveja fresca entre muita coisa é cultura é tradição, por fim é o Campo e a Mesa.

bottom of page